ENVIOS GRÁTIS E DEVOLUÇÕES FÁCEIS EM TODAS AS ENCOMENDAS (Ver Detalhes)

Quantas azeitonas são necessárias para fazer um litro de azeite?

15 Novembro, 2018 Caracteristicas, Descobre o Azeite

Quantas azeitonas são necessárias para fazer um litro de azeite?

Para desvendar a resposta a esta questão, é necessário falar um pouco sobre toda a história envolvente do azeite e a dos seus protagonistas/suas personagens, desde o crescimento da pequena oliveira até à obtenção do azeite.

1. Oliveira

A Oliveira é uma árvore nativa da Ásia Menor, tipicamente cultivada ao longo de toda a costa do mar Mediterrâneo desde tempos antigos. Uma árvore caracterizada por um desenvolvimento lento, demorando entre 5 a 10 anos para dar os primeiros frutos e só atinge a sua produtividade máxima entre os seus 35 a 150 anos.

2. As azeitonas

Depois de todo o processo de crescimento e maturação do fruto, a que se dá o nome azeitona. O seu desenvolvimento pode ser acompanhado através das suas mudanças de cor.

Chega a hora da sua colheita, que na maioria das zonas ocorre entre Outubro/Novembro, altura na qual a azeitona já se encontra no seu grau de maturação indicado para se proceder a sua colheita. Todo o processo envolve muitos cuidados e técnicas específicas para que azeitonas se mantenham nas condições ideais.” O conhecimento do tempo certo” para sua colheita é um elemento fundamental para conseguir obter um azeite com uma qualidade de excelência.

3. O azeite

No lagar as azeitonas passam por vários processos, sendo o processo de extracção/prensagem o que dá origem ao “líquido sagrado” – o óleo extraído das azeitonas. Depois de separado da água de vegetação e isento de partículas da pele, da polpa e do caroço é denominado de… azeite.

O azeite distingue-se por se tratar de uma gordura proveniente da polpa da azeitona, ao contrário dos restantes óleos alimentares que são obtidos a partir das sementes de diversas espécies vegetais. Deste modo o azeite é considerado um óleo da polpa de um fruto.

Para obter 1 litro de azeite virgem-extra são necessários, em média, 5 a 6 Kg de azeitonas (Fonte: Casa do Azeite).

O Azeite Virgem Extra é o óleo extraído da primeira prensagem mantendo assim os nutrientes benefícios proveniente do azeite que vão sendo perdidos ao longo das prensagens.

Cada litro azeite traz consigo milhares de azeitonas e milhares de anos de história, repletos de emoções!

Fontes:

http://www.casadoazeite.pt/Azeite/Curiosidades 

https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/14849/1/TESE%20Marta%20Segundo%20Definitiva%201.pdf

http://www.cienciaviva.pt/projectos/pulsar/azeite.asp

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Switch The Language

Award winning creative agency

We are building for tomorrow because tomorrow is the future and we want to make a contribution to the wonderful digital age that is awaiting us.

Carrinho