ENVIOS GRÁTIS E DEVOLUÇÕES FÁCEIS EM TODAS AS ENCOMENDAS (Ver Detalhes)

O Azeite e o Envelhecimento

3 Abril, 2019 Benefícios, Descobre o Azeite

O Azeite e o Envelhecimento

AZEITE E O ENVELHECIMENTO

O azeite é rico em vários antioxidantes (vitamina E, polifenóis, …) que desempenham um papel biológico positivo na eliminação de radicais livres, moléculas envolvidas em algumas doenças crónicas e envelhecimento, e na ampliação da expectativa de vida, demonstrado em vários estudos epidemiológicos.
Muitas doenças relacionadas com o envelhecimento são influenciadas pela dieta, em particular pela osteoporose e pela deterioração da função cognitiva.

O QUE É OSTEOPOROSE?
A osteoporose é uma redução na massa do tecido ósseo que aumenta o risco de fraturas. Existem dois tipos. Tipo I ocorre em mulheres na meia-idade, pós-menopausa e tipo II em idosos.

AZEITE E OSTEOPOROSE
O azeite parece ter um efeito favorável sobre a calcificação óssea, e a mineralização óssea é melhor quanto mais azeite é consumido. Ajuda a absorção de cálcio, desempenhando um papel importante durante o período de crescimento e na prevenção da osteoporose.

AZEITE E FUNÇÃO COGNITIVA
Dietas ricas em azeite podem prevenir a perda de memória em idosos saudáveis. Menos possibilidade de sofrer declínio cognitivo relacionado à idade tem sido observado em um estudo conduzido em pessoas idosas que receberam dietas contendo uma grande quantidade de gorduras monoinsaturadas, particularmente no caso do azeite.
Exatamente como grandes quantidades dessas gorduras impedem o declínio cognitivo não são conhecidas. No entanto, acredita-se que esse efeito ocorra porque os ácidos graxos monoinsaturados podem ajudar a manter a estrutura das membranas das células cerebrais, já que a demanda por esses ácidos parece crescer durante o envelhecimento.
O mesmo estudo observou que a quantidade de azeite consumida foi inversamente proporcional ao declínio cognitivo relacionado com a idade e perda de memória, demência e doença de Alzheimer.

Fonte: http://www.internationaloliveoil.org/estaticos/view/97-olive-oil-and-ageing

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Switch The Language

Award winning creative agency

We are building for tomorrow because tomorrow is the future and we want to make a contribution to the wonderful digital age that is awaiting us.

Carrinho